Shofar importado de Israel



Como é feito o shofar?



Existem cinco animais, na verdade, cujos chifres podem ser usados - carneiros, cabras, cabras das Montanhas Rochosas, gazelas, e a fonte do shofar de quase dois metros do Yêmen - os antílopes.

 

COMO UM CHIFRE É TRANSFORMADO NUM SHOFAR

Todos os cinco tipos de chifres casher têm algo em comum - são recheados de cartilagem. A primeira coisa que devemos fazer é remover esta cartilagem.
 

O primeiro passo é remover a cartilagem do interior do chifre. Para fazê-lo, a cartilagem é amaciada por intermédio de fervura. É então extraída com uma talhadeira e alicate ou então deve-se deixar o Chifre no Sol, e a catilagem apodrecerá, soltando assim do Chifre. Durante todo o tempo deve-se ter o máximo cuidado para não rachá-lo; pois se isso ocorrer, não poderá mais ser usado para a mitsvá (cumprimento) do toque do shofar.

A etapa seguinte é endireitar as curvas agudamente torcidas que um chifre de carneiro sempre possui. Para fazê-lo, o shofar é erguido sobre uma chama até que amacie. Então, é destorcido com um pouco de força. É necessário assegurar-se de que não se torcerá novamente de volta ao seu formato curvo assim que for solto, por isso um peso de metal é colocado sobre ele para que o pressione, e o mantenha no formato apropriado até que endureça.

Agora é necessário fazer uma abertura na boca, pois de que serviria um chifre sem abertura para o sopro? É aqui que nos aproximamos da etapa final: transformar algo da natureza, em um instrumento para realizar uma mitsvá.

A ponta do chifre de animais é, obviamente, fechada. O próximo passo, então, será fazer o bocal.

Um buraco é feito na ponta do shofar com uma furadeira elétrica. A ponta do shofar é colocada novamente sobre uma chama para amolecer. Então, colocando uma ferramenta de metal para dentro do buraco, pode-se alargá-lo, raspá-lo e dar-lhe um formato oval, confortável para um bocal próprio para soprar.

O trabalho pesado já terminou, e agora são dados os toques finais - polimento à mão ou à máquina, com um óleo especial.

Pronto! Eis um legítimo shofar!

Mais fotos de uma fabricação do Shofar de Gazela Yemenita

 

 

Esse artigo é fonte de estudos feitos por Leonardo Marivil, com base primária na Beit Chabad

Contato

Kol Shofar

portalkolshofar@gmail.com

Facebook - facebook.com/PortalKolShofar
Blogs:
www.kolshofar.wordpress.com

Entre em contato conosco !

Whats e Telefone de atendimento
(11) 951274423

Pesquisar no site

Esse é Portal  Kol Shofar - O maior Portal em Portugues sobre Shofar.
Quase 10 anos no Ar - Mais de 1600 shofares espalhados pelo Brasil e também "Japão, Mexico, Argentina, Chile, Uruguai, Inglaterra" 
 

© 2008 All rights reserved. Todos direitos Reservados a Kol Shofar.

Crie um site grátisWebnode

OS MELHORES SHOFARES DO MUNDO AQUI!