Shofar importado de Israel

Apresentação - O que é Shofar?

08/01/2009 10:13

 

  O Shofar
 
Por: Varios Estudos - Leonardo Alex
Em:08/03/2005
NOTA IMPORTANTE !!!!
MUITOS ESTUDOS AQUI APRESENTADOS SÃO DE UMA LINHA  TRADICIONAL E DE FONTES JUDAICAS. CREMOS QUE PARA CONHECIMENTO ELES SÃO EDIFICANTES, POREM QUEREMOS INCENTIVA-LO, A ORAR, ANTES DE LÊ-LOS, E JULGAR CADA PALAVRA AQUI DITA !
TE ENCORAJAMOS A JULGAR CADA PALAVRA A LUZ DA BIBLÍA.

Apresentação

O Sacerdote e o shofar


Todos nós conhecemos a função do sacerdote, que era oficiar diante de D-us. Mas poucos de nós conhecemos a função do Shofar. Em nossas traduções da Bíblia esta palavra vem traduzida como “trombeta”ou “Buzina”.
Mas qual seria a utilidade da trombeta? Veremos algumas a seguir:
- Serviam para avisar que o inimigo se aproximava
- Serviam para convocar o povo para a guerra
- Serviam para convocar o povo para as Festas do Senhor
- Serviam para avisar ao povo sobre a escolha de um novo rei

O toque do shofar é profético, pois para cada uma destas ocasiões havia uma preparação da parte do exército ou do povo quando ouvia o toque do shofar. Mas também devemos saber que cada toque (para cada ocasião em especial) tinha um significado. E o povo de Israel, que convivia diariamente com isso, aprendeu a discernir cada toque do shofar! Por isso Paulo declara o seguinte: "Porque, se a trombeta der sonido incerto, quem se preparará para a batalha?" (1 Coríntios 14:8). Ele conhecia bem o significado do toque do shofar chamando para a batalha, por isso sabia que somente alguém que tivesse intimidade e experiência no toque do shofar poderia tocá-lo para que desse o som exato chamando o povo para a atividade requerida! - (CD-ROM A BIBLIA NET)



O Shofar e a intervenção Divina em Jerico
Será que o som do Shofar pode clamar uma intervenção divina do Eterno no mundo físico? Claro que sim! E temos essa resposta em Josué.
Quando Josué chega a Canaã alguns obstáculos naturais são-lhe apresentados e o primeiro é a conquista de Jerico. Não podemos nos esquecer que naquela época, Jerico era uma cidade intransponível e por isso, praticamente inconquistavel. Mas o Eterno quando envia seu povo para aquela terra já conhecia de antemão os obstáculos, e sabia que somente uma intervenção divina poderia fazer com que aquela cidade fosse conquistada. Quando chega a hora a ordem é dada:
(JS 6:4) "E sete sacerdotes levarão sete Trombetas (Shofares) de chifres de carneiros adiante da arca, e no sétimo dia rodeareis a cidade sete vezes, e os sacerdotes tocarão as Trombetas (Shofares)." É interessante salientar que a Arca simboliza a presença do Próprio Senhor, e é E´le mesmo que Manda os sacerdotes Tocarem os Shofares. Podemos entender que o shofar anunciaria a entrada do Rei dos Reis em Jericó, representada pela Arca (JS 6:6) "Então Josué, filho de Num, chamou aos sacerdotes e disse-lhes: Levai a arca da aliança; e sete sacerdotes levem sete trombetas (Shofar) de chifres de carneiros, adiante da arca do SENHOR."
E a seguir podemos ver que todo o povo Obedeceu essa ordem e saíram para marcha contra a cidade os sacerdotes, o povo, o Exército e a Arca do Senhor. (JS 6:12) "Depois Josué se levantou de madrugada, e os sacerdotes levaram a arca do SENHOR." (JS 6:13) "E os sete sacerdotes, que levavam as sete Trombetas (Shofares) de chifres de carneiros, adiante da arca do SENHOR, iam andando, e tocavam as Trombetas (Shofares), e os homens armados iam adiante deles e a retaguarda seguia atrás da arca do SENHOR; os sacerdotes iam andando e tocando as Trombetas (Shofares)." Os sacerdotes não paravam de tocar os Shofares, isso por que eles sabiam que quando o Shofar era Tocado algo sobrenatural poderia acontecer, como foi no monte Sinai “EX 19:19” quando D-us falava e a Voz do Shofar Aumentava.
(JS 6:20) "Gritou, pois, o povo, tocando os sacerdotes as Trombetas(shofares); e sucedeu que, ouvindo o povo o sonido da Trombetas (Shofar), gritou o povo com grande brado; e o muro caiu abaixo, e o povo subiu à cidade, cada um em frente de si, e tomaram a cidade."
O povo gritou! O Shofar foi Tocado ! e as Muralhas caíram ! como pode uma Muralha indestrutível como a de Jericó Cair com os Gritos e o Toque do Shofar? Os gritos e o Toque do Shofar não foram ouvidos somente no mundo Físico e sim no Mundo Espiritual também, pois seria impossível o simples toque do Shofar ou Gritos Derrubar uma fortaleza. O Som do Shofar entra no Mundo Espiritual como um clamor por uma intervenção do Eterno em situação impossíveis! E ai vemos o Resultado no Mundo Físico

(JS 6:5) "E será que, tocando-se prolongadamente a Trombeta (Shofar) de carneiro, ouvindo vós o seu sonido, todo o povo gritará com grande brado; e o muro da cidade cairá abaixo, e o povo subirá por ele, cada um em frente."


A Convocação para a batalha
O Shofar Também é usado para Convocar o povo a Guerrear contra nossos Inimigos e qual quer coisa que venha nos oprimir – Lembrando nossa luta não é contra carne ou Sangue ! e sim Contra as Forças do Mal ! Leia com Muita Atenção essa Palavra do Eterno:
(NM 10:9) "E, quando na vossa terra sairdes a pelejar contra o inimigo, que vos oprime, também tocareis as trombetas (Shofar) retinindo, e perante o SENHOR vosso Deus haverá lembrança de vós, e sereis salvos de vossos inimigos." O Shofar aqui era Tocado retinido ( “Teruah” ) o interessante é que o Significado desse toque era de Chamado para Arrependimento também, será que o povo de D-us tinha o custume de se arrepender de seus pecados antes de ir Pelejar contra os Inimigos? Acho que sim! Pois temos em Josué 7 a historia de que os Israelitas Perderam uma Batalha por que eles estavam em Pecado. O Shofar talvez poderia ser Tocado dessa forma para lembrar o Povo de Israel que Somente em Santidade nós Seriamos Salvos de Nossos Inimigos O Shofar também era usado para ajuntamento para a Batalha, porem era o Próprio Senhor que Pelejava por nós. (NE 4:20) "No lugar onde ouvirdes o som da Trombeta (Shofar), ali vos ajuntareis conosco; o nosso Deus pelejará por nós."
Nós Dias de hoje podemos Tocar o Shofar como Ato Profético a Declarar Guerra contra o Diabo e o Pecado, e todas as Foças quem venham nos oprimir! Ao tocarmos o Shofar temos que Ter em mente que o Senhor é quem Peleja por nós, e somente E’le nos Salvará de nosso inimigos !
Somos todos Sacerdotes em “Yeshua” e como sacerdotes devemos ouvir esse toque que nos convoca a Lutar também contra as vontades de nossa carne e assim nos apresentarmos Santos perante Aquele que é Santo!.


Significado biblico do Toque do shofar
Vou estar relacionando algumas passagem Bíblicas que nos fala sobre o Significado Profético do Shofar:
1 – Ex 19:16 e 20:18 – O Shofar Faz o Povo Tremer de Temor do Senhor
2 – Ex 19:19 – O Senhor Responde as Orações
3 – Lv 23:24 – O Shofar Lembra do Descanso e Faz Santa Convocação
4 – Nm 10:1- 10 – É Ordenado o Sacerdote Tocar o Shofar em Santas Convocações, convocações para Guerrear contra os inimigos e para o Dia de Nossas Alegrias, dia de Solenidades e Sobre os Sacrifícios
5 – Js 6:8- 9 – O Shofar é tocado constantemente na batalha e Diante da Arca do Senhor que Simbolicamente representa a Presença do Senhor Eterno de Israel
6 – Js 6:16 e 20 – O Shofar Precede o Grito como um Clamor Profético
7- Jz 3:27 – O Shofar era tocado para iniciar Jornadas
8 – Jz 6:34 – Gideão Tocou o Shofar após ser revestido pelo Espirito do Senhor
9 – Jz 7:8,20,22 - O Shofar foi Tocado Pela corporação do Senhor que Clamava a Espada do Senhor e o Clamor foi ouvido !
10 – I Sm 13:3 – O Shofar era tocado para Chamar a atenção do povo
11 – II Sm 2:28 e 18: 16 – O Shofar era Tocado para Cessar a guerra
12 – I Rs 1:34 – O Shofar é tocado ao ungir um Rei para Israel ou Unção para Liderança
13 – II Rs 11:14 – O Shofar era Tocado para destronar os Reis Fracos
14 – I Cr 13:8 – O Shofar era tocado em Momentos de Alegria e grande Celebrações
15 – Sl 47:5 – O Senhor Ascende ao Som do Shofar
16 – II Cr 29:26,28 - Sl 150:3 - Sl 98:6 - II Sm 6:15 - Is 27:13 – Instrumento Sacerdotal de Louvor e Adoração ao Senhor Eterno de Israel
17 – II Cr 5:13 – O Shofar era Tocado e Nuvem que é a Gloria do Senhor enchia a Casa do Senhor
18 – II Cr 13:14 – O Shofar era Tocado durante a Guerra
19 – Jr 4:19 – O Shofar anuncia a Guerra
20 – Jr 6:17 – Um Som Para os Atalaias
21 – Jr 42:13,14 – Um Som para os Rebeldes
22 – Jl 2:1 – o Shofar é Tocado para Anunciar o dia do Senhor
23 – Jl2:15 – O Shofar era tocado para conclamar o Povo a Santificar um Jejum ao Senhor e Convocar uma assembléia Solene
24 – Zc 9:14 – O Senhor Mesmo que Fará soar o Shofar
25 – Mt 24:31 – O Senhor Envia seus anjos com Clamor de Shofar
26 – Ap 8:6 – O Shofar é Tocado por Hostes Angelicais
27 – I Co 15:52 – O Shofar Soará e os Mortos Ressuscitarão
28 – I Ts 4:16 – O Senhor descerá do Céu com som do Shofar
29 – Ap 1:10 e 4:1 – O Shofar é como a Voz do Senhor


Temos que saber que ser um Ba’al Tekiah (Shofarista)não é Brincadeira! Como estudamos acima a Palavra nos afirma que o som do Shofar é como a Voz de D-us (Ap 1:10 e 4:1), e que o toque Faz o povo Tremer ! e Santificar um Jejum e Convocar os Santos para a Guerrear contra os inimigos !
Com isso podemos saber que acontece algo tremendo no Mundo Espiritual e Físico quando tocamos o Shofar.

Lembrando quais são os Toque e seus Significados:
Tekiáh – Longo/Curto – Usado para Festas e para Adoração
(Anuncia a Majestade do Senhor Rei de Israel, aquele que nós deu a promessa do Reino e sua recompensa aos Justos) O Tekiáh tambem nós dá uma mensagem que relata o ensino bíblico d separação entre o Homem e seu criador. Recorda-nos no dia em que o homem pecou contra Elohim no Éden e ocorreu uma grande separação. Essa é a razão Dom som cumprido, é a grande separação entre Elohim e os Homens.
Shevarim – 3 Toques Tekiáh – Usado para Anunciar a Entrada de um Rei e para Clamar ao povo Arrependimento e a Santidade, esse toque também expressa o gozo interior em meio as aflições do mundo, certos de que finalmente o Reino dos céus será implantado em toda terra. Toda vez que o Shevarim é tocado, afirmamos nossa fé no retorno e na entrada do Rei Messias
Teruah – 1Tekiáh seguidos de 9 Stacato (Toque Breves) – Usado para Guerra e para Clamar ao Povo Arrependimento e Tristeza pelo Pecado em nossos Corações – Esse toque nos chama a despertar do sonho e a reflexão profunda de nossas vidas diante do Senhor. O Teruah e como uma voz que nós convida para analisarmos retrospectivamente e ver como estamos em nossa relação com Yeshua e com nosso Próximo. Esse toque também nós revela a dor imensa que sentiu Adonai quando o Homem pecou contra E’le. Os nove sons representam as Lagrimas do Eterno pelo Pecado no coração do povo.
Tekiáh Gedolahl – 1 Tekiáh Longo (O Grande Toque) – Usado para anunciar o Juízo de D’us e Simboliza também Alegria pois o Senhor Perdoou nossos pecados e por isso somos Livres Para Adora-lo !





Os Estudos Apresentados são uma junção de varios Artigos  

 

Contato

Kol Shofar

portalkolshofar@gmail.com

Facebook - facebook.com/PortalKolShofar
Blogs:
www.kolshofar.wordpress.com

Entre em contato conosco !

Whats e Telefone de atendimento
(11) 951274423

Pesquisar no site

Esse é Portal  Kol Shofar - O maior Portal em Portugues sobre Shofar.
Quase 10 anos no Ar - Mais de 1600 shofares espalhados pelo Brasil e também "Japão, Mexico, Argentina, Chile, Uruguai, Inglaterra" 
 

© 2008 All rights reserved. Todos direitos Reservados a Kol Shofar.

Crie um site grátisWebnode

OS MELHORES SHOFARES DO MUNDO AQUI!