Shofar importado de Israel

Mitos e verdades sobre o Shofar - Respondendo perguntas frequentes

08/01/2009 10:19

 

 

Sabemos que o Shofar é um instrumento profético, e tem um significado profundo, mas o que queremos mostrar nesse tópico é “verdades e mitos” sobre o Shofar.
Achamos uma necessidade de escrever esse artigo para esclarecer varias duvidas que recebemos de vários tocadores de Shofar que o Senhor tem levantado pela nossa nação.
Sei que muitas  pessoas estão sendo usadas por D-us para clamar o Reino do Senhor aqui na terra e o Arrependimento dos pecados, porem as mesmas pessoas estão dando ouvido a mitos que tem gerado uma certa confusão. Bom abaixo estaremos exemplificando os mitos e perguntas mais freqüentes sobre o Shofar e seu uso. Perguntas essas que temos recebido há um bom tempo:
 
Perguntas freqüentes:
1° – Mulher pode tocar Shofar ?
2° – O Shofar eu tenho que ganhar ou comprar ?
3° – O Shofar só pode ser tocado por um Levita ou sacerdote ?
4° – Preciso ser ungido por uma autoridade para tocar o Shofar ?
5° – O Shofar deve ser ungido ?
6° – É verdade que a Unção ou “presença” de Deus só vem com o toque do Shofar ?
7° – O Shofar é um instrumento de Guerra espiritual ?
8° – É verdade que não devemos deixar ninguém tocar nosso Shofar ?
9° – É verdade que o Shofar não pode ser colocado no chão ?
10° – É verdade que não devemos deixar nossas crianças tocarem no Shofar ?
11° – Tenho que cobrir a cabeça como os judeus para tocar o Shofar ?
12º – Berrante é um tipo de Shofar?
13º – Eu vi uma pessoa tocando uma concha como Shofar, isso pode?
 
 
As respostas que vamos dar a essas perguntas terão respaldo bíblico, base na tradição judaica.
 
1° – Mulher pode tocar Shofar ?
Você pode achar estranho mas para essa pergunta existem duas respostas, a primeira é “não” explicaremos por que. Na bíblia não temos referencia de que mulher toque shofar, e sim isso era um oficio do sacerdote filho de Arão, segundo diz em Levíticos e Números, também na tradição Judaica a mulher não costuma tocar shofar e sim somente um homem, sendo que no judaísmo o shofar é tocado somente em festas especificas como Rosh HaShanah e Yom Kipur, somente nessas datas os judeus tocam shofar. Se olharmos somente desse ponto de vista, a mulher não tem espaço para tocar shofar.
Agora teremos a Segunda reposta . “sim” ! a Mulher pode tocar o shofar ! primeiro motivo que temos que levar em consideração é que hoje todos nós somos Sacerdotes e “Sacerdotisas” Conforme diz em 2Pedro, o Oficio de sacerdote para o Cristão hoje não está mais restrito somente a homens e sim a todo aquele que confessar crer em Jesus como Mesisas. Sacerdotes temos um deve a  cumprir que é de Adorar ao Senhor e interceder pelas pessoas, cidades e nações. A Palavra também diz em Romanos 8:14 que devemos ser “guiados’ pelo Espirito Santo, se o Espirito guiar uma Mulher tocar o Shofar e ela corresponder com essa direção, então ela estará debaixo da vontade de Deus, as pessoas achando correto ou não.
 
2° – O Shofar eu tenho que ganhar ou comprar ?
Para responder essa pergunta terei de fazer outra para você: “você crê que você seja filho de Deus ? e que tudo que você tem, e todos os seus recursos quem te dá é o seu Pai Celeste?” se você crê nisso qual a diferença entre comprar e ganhar ? quando as pessoas me perguntam sobre isso eu respondo: “você não deveria perguntar se compro ou ganho e sim se a vontade de Deus que você tenha um Shofar” pois se for a vontade de Deus Ele te dará o Recurso no tempo certo e na hora certa, que Ele deseja que você tenha um Shofar, ou você poderá ganhar também, isso é Deus que decide, porem você deve Ter o ouvidos abertos para ouvir a voz do Espirito Santo e entender a vontade de Deus. Se Deus falou que você vai ganhar, então espere! agora se Deus só falou que você terá um Shofar ou colocou esse desejo no seu coração, tenha certeza que isso é de Deus, então não vejo problema em você comprar um. Sempre entendendo que Tudo vem do Senhor, e Tudo é Para o Senhor.
 
3° – O Shofar só pode ser tocado por um Levita ou sacerdote ?
Infelizmente hoje temos um conceito muito errado sobre “Levitas e sacerdotes”, muitos entendem que Levitas são somente aqueles Músicos, que tocam no louvor da igreja e sacerdotes são os Pastores ou alguém que tem um cargo na igreja. Infelizmente isso é uma idéia muito errada, que trazemos ainda da igreja católica, onde se tem os Sacerdotes que são padres e bispos, e o povo que não é nada. Lembrando que Lutero era contra isso, e pregava o “Sacerdócio de todos os santos”. Se lesse-mos Hebreus entenderíamos que hoje não á mais espaços para o ministério Levitico na igreja, e não há mais distinção entre sacerdotes e povo, pois todos somos sacerdotes, não mais segundo a ordem levitica e sim uma ordem superior que é a de Melquezedeque, o livro de Hebreus diz isso. Se entendemos isso então poderia responder a pergunta dizendo que TODOS podemos tocar o Shofar! Lembrando que em primeiro lugar devemos ser guiados pelo Espirito Santo conforme Rm 8:14  se você tocar o Shofar sem Ter uma direção do Espirito, você estará tocando em vão conforme Paulo diz em 1 Co 14:18.
 
4° – Preciso ser ungido por uma autoridade para tocar o Shofar ?
Não! Não precisa !
E Sim, Você deve se guiado pelo Espirito Santo para tocar o Shofar, como falamos acima. Muitos vem até nós e pedem para venhamos a ungir elas para tocar o Shofar, e nós não fazemos isso, primeiro por que não existe na bíblia tal unção para tal ato, e segundo por que entendemos que muitos que fazem isso estão mistificando o simples ato de tocar o Shofar na Direção do Espirito Santo, muitas vezes Deus esta falando com as pessoas que tem um shofar para tocar e profetizar algo, só que elas se prendem ao fato de “não ser ungida” por que ouviu alguém dizer isso, e acabam por não tocar, deixam de liberar aquilo que Deus queria liberar e de profetiza aquilo que Deus queria que fosse profetizado. Sejamos Livres e CHEIOS da verdadeira unção que não vem de homens para corresponder com o D-us, sem misticismos !!
 
5° – O Shofar deve ser ungido ?
Você pode ungir seu Shofar, se assim sentir, mas não é uma regra. Também já tivemos casos de pessoas que vieram nos pedir para ungir os shofares delas, porem também não fazemos isso, e muito menos “oramos” pelo shofar, e sim intercedemos pela pessoa que toca o Shofar, para ela ela seja ungida pelo Senhor não só a tocar o Shofar mas sim ser um agente do Reino de D-us na terra.
 
6° – É verdade que a Unção ou “presença” de Deus só vem com o toque do Shofar ?
Não ! é pura mentira ! a unção de Deus e sua presença não vão se limitar ao som de um chifre, e sim, a presença de Deus só virá onde ouver corações quebrantados e voltado para o Adora-lo em Espirito e em Verdade. Mais uma vez esse tipo de informação de que a unção de Deus só vem com o toque do Shofar é mais uma jogada de marketing para criar uma “super” imagem do Shofar, como se Ele fosse PODEROSO. “Pai Perdoa-nos pela nossa mediocridade !!”
 
7° – O Shofar é um instrumento de Guerra espiritual ?
Em Josué o Shofar foi tocado na batalha de Jerico, e sabemos o que aconteceu, as Muralhas caíram, e o povo entrou na cidade, aqui o que houve foi uma direção do próprio Deus para se tocar o Shofar naquela ocasião, e Deus se manifestou, não por que o Shofar foi tocado, e sim por que o Povo correspondeu com o seu pedido, a mesma coisa acontece hoje, o Shofar não é um instrumento de Guerra espiritual, e sim é um instrumento profético, que clama ao Povo por Santidade e arrependimento, e quando estamos em Santidade e arrependimento coletivo como o Povo de Israel fazia quando ouvia o Som do Shofar, e Deus nos faz um pedido especial e nós correspondemos com esse pedido, Coisas tremendas acontecem, tanto no Reino espiritual como no Terreno, assim como aconteceu em Jericó.
 
8° – É verdade que não devemos deixar ninguém tocar nosso Shofar ?
Não é verdade ! não tem problema nenhum se um Irmão tocar nosso Shofar, desde que ele esteja na direção do Espirito Santo é Claro. Agora se a pessoa tem Nojo ou é questão de higiene que ela não deixa ninguém tocar o Shofar Dela, ela tem que lembrar que Jesus lavou os pés dos discípulos, tem que lembrar que Jesus foi Cuspido na cara por causa de nossos pecados.
Que possamos nos livrar desses dogmas falsos que muitas vezes impedem a voz do Espirito Santo de falar mais alto.
 
9° – É verdade que o Shofar não pode ser colocado no chão ?
Não é verdade !… acho que não preciso falar muito né ? que possamos tomar cuidado com a idolatria!
 
10° – É verdade que não devemos deixar nossas crianças tocarem no Shofar ?
No Judaísmo muitas crianças aprendem a tocar o Shofar desde pequenas, os pais tem o costume de ensina-las os seus significados, os seus toques e sua tradição, não vejo problema nisso, se nossas crianças tem essa curiosidade de tocar, aproveite para ensinar a ela sobre isso e sobre o Reino de Deus. Também temos que entender que um Shofar não é brinquedo de criança, e isso vale até mesmo para muita gente grande também.
 
11° – Tenho que cobrir a cabeça como os judeus para tocar o Shofar ?
Não, seja livre no Espirito Santo para corresponder com o que Ele pede, se ele mandar você cobrir a cabeça para tocar o Shofar, então cubra, se não mandou não cubra por modismo ou por achar bonito, agora se você é judeu e tem isso como tradição bíblica para sua vida, então continue, até que Deus te mostre ao contrario. Que venhamos a tomar cuidado com o Ultra Legalismo.
 
12º – Berrante é um tipo de Shofar?
Não, o berrante não é um shofar.  Já recebi inúmeras perguntas sobre isso, respondendo com base na biblia e no hebraico o Shofar significa literalmente “chifre de carneiro” e o berrante é feito de chifres de boi.
Pela tradição Judaica o Shofar não pode ser feito de chifre de boi pois traria lembrança ao bezerro de ouro do deserto.
A Tradição judaica é importante em muitas questões pois parte dessa tradição foi criada com base na bíblia, a fim de não se desviar nem para esquerda e nem para direita do que já está escrito.
Ou ponto sobre o berrante é que é um instrumento criado para chamar o gado que originalmente foi trazido da africa para o brasil. Já o Shofar foi feito com o simbolismo especifico de chamar a Israel ao arrependimento.
 
13º – Eu vi uma pessoa tocando uma concha como Shofar, isso pode?
Não creio que uma concha seja um shofar, alguns ha chamam de “conchar”, eu mesmo já toquei uma concha e realmente o som dela é lindo, mas isso não faz da concha o um Shofar, shofar é shofar.
A Origem da concha vem das filipinas onde pescadores tocavam as conchas para invocar deuses a fim de ajuda em suas pescarias.
Creio que podemos tocar uma concha ou até um berrante de forma profética em momentos de louvor e adoração, assim como podemos tocar uma guitarra, uma bateria e etc, mas tocar outros instrumentos de forma profética não faz deles um Shofar.
 
Biblicamente o Shofar tem usos específicos e significados específicos que nenhum outro instrumento tem.
 
Espero ter ajudado
 
Léo Marivil / Kol Shofar

Contato

Kol Shofar

portalkolshofar@gmail.com

Facebook - facebook.com/PortalKolShofar
Blogs:
www.kolshofar.wordpress.com

Entre em contato conosco !

Whats e Telefone de atendimento
(11) 951274423

Pesquisar no site

Esse é Portal  Kol Shofar - O maior Portal em Portugues sobre Shofar.
Quase 10 anos no Ar - Mais de 1600 shofares espalhados pelo Brasil e também "Japão, Mexico, Argentina, Chile, Uruguai, Inglaterra" 
 

© 2008 All rights reserved. Todos direitos Reservados a Kol Shofar.

Crie um site grátisWebnode

OS MELHORES SHOFARES DO MUNDO AQUI!