Shofar importado de Israel

Negue-se, tome sua cruz e esteja preparado !

05/06/2009 16:14

bloglea

Mateus 16:24 Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me.    

Mateus 16:25 Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á.    

 

Mateus 16:26 Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma?    

Mateus 16:27 Porque o Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e, então, retribuirá a cada um conforme as suas obras.

 

A si mesmo se negue.

Nos tempos que vivemos, onde o evangelho pregado é um evangelho fácil de  seguir, ouvimos  falar pouco de renúncia, e  muito,  sobre “restituição”. Quero  declarar:  estamos vivendo um erro nesse fácil “evangeliquês” da restituição.

Observando o que é pregado sobre  restituir, é quase sempre ligado ao “EU”, para que se cumpra nossos sonhos, que tenhamos bens, uma vida financeira boa,   nossos desejos satisfeitos, e  aquilo que nosso coração mais cobiça.

 

Quando lemos em Mateus 16, o contexto no qual Jesus está falando é sobre a predição de sua morte e o “futuro” destino dos discípulos.

No vers. 4 Jesus diz que devemos negar a nós mesmo e tomar a nossa cruz e seguí-lo, o negar-se a si mesmo ,  bate de frente com nossos anseios, desejos e sonhos, e Jesus pede : “Negue-se a si mesmo”.

 João Batista era um bom exemplo da renúncia do “EU”, observando sua origem , ele era um sacerdote de linhagem. Seu pai, Zacarias era um dos sacerdotes do templo (Lucas 1: 6) e João como filho de sacerdote , poderia ter alguns privilégios que na época eram muito bem vistos e tinham lugares de destaque pela comunidade: como exercer seu sacerdócio no templo sagrado, comer das ofertas pacíficas, se vestir do melhor linho, e sem contar no seu “status” social perante sua comunidade. João poderia ter esses privilégios sim, e não seria errado, pois seria a herança que possuíra de seu pai Zacarias e de sua mãe Isabel, porém, pelo seu chamado desde o ventre materno, “optou” abrir mão dessas coisas e abraçou o destino dado pelo Senhor .  

A vida de João , foi ao extremo da renúncia, e talvez com a visão dos dias de hoje poderíamos julgar que ele foi um “pobre miserável”, pois suas vestes não eram feitas do mais puro linho fino, e não usava peitorais e túnicas, e sim suas vestes eram peles de camelos. Sua alimentação não vinha dos bolos, manjares, carnes e vinhos, e sim eram gafanhotos e mel. Sua casa não era em grandes palácios, repletos de conforto e servos, e sim era o árido deserto.

João foi um bom exemplo de negar-se para que o propósito e destino do Senhor fosse cumprido sobre a vida dele, tanto é que, ele reconheceu quando o tempo dele findou e disse : “Convém que ele cresça e eu diminua”. 

Embora nosso julgamento sobre a vida de João viesse a classificá-lo como um derrotado que teve uma vida de miséria, sem falar que  sua cabeça foi cortada para ser entregue a uma dançarina ; Jesus  deu um testemunho sobre esse homem dizendo que ele foi o maior homem nascido de um ventre ( Leia Mateus 11: 7 – 19 ).

Se Jesus o via como o maior, será que nossa visão dos dias de hoje, não está errada?

Podemos ver na palavra e na história VÁRIOS exemplos daqueles que seguiram Jesus e negaram a si mesmo, abandonando família, títulos, empregos, bens,  e sendo mortos de formas horríveis. 

Esse negar-se a si mesmo vem de deixar nossos sonhos e desejos pessoais de lado, para fazer a vontade única e exclusiva de Deus sobre nossa vida, e contrariando o que se diz nos dias de hoje, sobre  “Venha aceite Jesus e que tudo vai dar certo”. A proposta de Jesus para seguí-lo não é simples e fácil como mostrada nos dias de hoje. O Seguir a Jesus traz implicações sérias sobre a vida de quem quer seguí-lo. Lembra da passagem do jovem rico? Qual era a implicação para que ele seguisse Jesus? Distribuir seus bens aos podres ( Mateus 19. 16 – 30)…   

Temos uma decisão a tomar ao querer seguir Jesus:  saber que Deus poderá sim, pedir uma renúncia total de tudo que temos e somos, para ser aquilo que Ele quer que sejamos em seu Reino. 

Talvez seu sonho  possa ser: sair do emprego que você está ,aí ,você aceita Jesus e vê isso como um pretexto para pedir demissão e trabalhar na obra. Irmão eu digo, negue-se a si mesmo, e não dê nenhum passo sem a direção do Pai.

Sabe por que precisamos renunciar as coisas desse mundo, nossos sonhos e desejos pessoais / carnais? 

Por que a proposta de Deus para aqueles que são seguidores de Jesus é que sejamos COMO Jesus ! E assim como Jesus vivia para Ouvir o Pai e obedecê-lo em todas as coisas (Hebreus 5: 8, Filipenses 2: 5 – 11), assim seríamos nós também, não em uma vida carnal e sim em uma vida guiada pelo Espírito Santo, onde com Ele sofreríamos e seríamos entregues a morte o dia todo, conforme diz em Romanos 8.

 

Tome sua Cruz e siga-me.

Jesus sabia muito bem qual era seu destino, e o que ele tinha que fazer, e ele abraçou esse destino, negando a si mesmo, e tomando a cruz. Você acha que era o sonho de Jesus morrer em uma cruz? Jesus em sua oração pouco antes de ser preso pediu ao Pai que passasse dele o cálice, dizendo sobre seu sofrimento e morte, e continua na oração dizendo: “todavia, não seja como eu quero, e sim como tu queres.” (Mateus 26: 39)

O tomar a sua cruz, quer dizer que devemos abraçar nosso destino e nosso chamado, não sendo conforme nossa vontade, e sim conforme a vontade do Pai, assim como foi com Jesus

Isso traz uma transformação de mente e coração, pois se for preciso sofrer ou morrer para que se cumpra os propósitos do Senhor sobre nossa vida, nós sofreremos e morreremos, assim como foram com os discípulos de Jesus que sofreram e morreram. Interessante também é observar que a cruz na época era um símbolo de morte, testificando o que creio que Jesus aqui está dizendo de forma radical sobre assumir o destino que o Pai tem para nossas vidas, e não seguindo nossos desejos e sonhos e sim declarando que seja feita a vontade do Pai.

No mesmo contexto Jesus também diz “quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á”, Pergunto: será que estamos realmente entendo a implicação do querer seguir Jesus?

 

Observando essa passagem podemos ver que o seguir a Jesus não é o simples fato de atender uma apelação de “aceitar Jesus”  e sim de uma mudança radical de vida e de atitudes de coração, crendo que não vivemos agora mais para nós mesmos, e sim para que se cumpra os propósitos do Senhor na terra através de nossas vidas.

Não vai ser Fácil !

Ainda assim hoje, nós crentes buscamos “sermos felizes, realizações de sonhos pessoais como carros, casas, e prosperidade” e chegamos a declarar que Jesus morreu em uma cruz para que tenhamos essa “vida em abundância”, erro esse muito grave de nossa parte, pois Jesus não foi morto no madeiro para isso, e sim foi por causa de nossos pecados, e a proposta de Jesus não era essa “do siga-me e seja feliz”, e sim  de renunciar a nós mesmos, abraçar nosso destino em Cristo tomando nossa cruz, e cooperar com Ele para que Ele execute Sua vontade na terra.

 

Temos um padrão a seguir, e esse padrão foi e sempre será Jesus, o Messias !! Temos um alvo e esse alvo é ser como Jesus! (Filipenses 3: 12) E o Chamado do Pai é para que todos os crentes  sejam como seu Filho Jesus .

Jesus não teve uma vida fácil, e pelo paradigma dos  dias de hoje também poderíamos julgar a vida pessoal de Jesus como uma vida pobre, assim com a de João, mas esse paradigma que temos é baseado nos padrões do Mundo e não nos padrões do Reino, pois nos padrões do Reino “quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha (Jesus) causa achá-la-á.”    

 

Por experiência própria sei que não é nenhum pouco fácil Ter uma vida de renuncia e entrega total ao Senhor, porem quero segui-lo para que se cumpra aquilo que está escrito nos livros celestiais ao meu respeito, mas não é fácil, pois todos os dias eu luto com o meu “eu Canal” que sonha por coisas materiais, por posições de destaques, por amizades que não convém, por salários invejáveis, por conforto, e principalmente por Ter atenção de minha família.

 

Externando um testemunho pessoal, só o Senhor sabe como eu já sofri e sofro ainda um pouco para aprender a viver em uma plena dependência do Pai, assim como Jesus, só o Senhor sabe como minha esposa sofre com a distancia da família, pois a 5 anos atendemos um chamado do Senhor de sair de nossa cidade de origem (S.Paulo) para vir a outra cidade (Londrina), Só o Senhor sabe como eu sofro pela questão familiar !!! pois sou visto por algumas pessoas que amo como um doido varrido sem credibilidade ou radicalista religioso, pois eu e minha esposa para atender o chamado do Senhor largamos nossos ótimos empregos, para viver sem salário e sem perspectiva profissional nenhuma. Até hoje fico constrangido quando vejo um amigo antigo que me pergunta: E ai Leo? Esta fazendo o que da vida? E eu tenho que explicar como o Senhor me chamou e como vivo, e posso ler na face desses que escutam “o Leo pirou”. Isso não é uma murmuração, pois busco me alegrar por sofrer essas coisas no Senhor, e isso sofremos naturalmente a um nível simples e pessoal, para atender o “negar-se a si mesmo” e renunciar nossos sonhos e desejos. Agora a um nível superior sofremos para atender “o chamando e o destino” que Deus nos deu, nisso somos caluniados, injustiçados, desprezados, perseguidos, e em casos mais extremos até mortos.

 

Nossa postura perante as dificuldades e sofrimentos.

Uma das coisas que mais tenho me maravilhado e de como Pedro se via perante seu sofrimento em Atos 5 : 41, depois de terem sido acoitados pelos sacerdotes do Templo por pregarem em nome Jesus, ele se diz Alegre por se achar digno de sofrer por causa do Nome de Jesus, e não só Pedro, pois Paulo também diz em Filipenses 1: 29 que Ele tem nos dado a graça, não só do crer nele, mas também do sofre com Ele ou por Ele. 

Seguindo o Exemplo de Pedro devemos nos Alegrar no sofrimento, pois o Alegra-se torna precioso cada momento de dificuldade que passamos, e esses momentos passam a se tornar não só lembranças de um tempo ruim e sim um testemunho da Fidelidade de Deus para com nossa vida, e alicerces de fé em Jesus e no evangelho do Reino, para que não fraquejemos nas dificuldades, e assim como Paulo, aprender também a estar alegre tanto na pobreza como na fartura, na humilhação  como na honra e em todas circunstancias, e é esse o contexto que Paulo fala “Tudo posso naquele que me fortalece” (Fp 4 10 – 20).

Outro ponto importante que muda em nosso coração é quando negamos a nós mesmo, tomamos nossa cruz/destino, e estamos prontos  a passar qual quer coisa por amor a Jesus e ao Evangelho,e que passamos a  não buscar mais as “restituições” e nem não nos preocupamos mais com o que vestiremos ou comeremos, e sim, nosso coração terá como foco principal o Reino e a Justiça de Deus (Mateus 6: 36) e nossas preocupações serão somente em saber se estamos ou não fazendo a vontade do Pai.

Agora uma pergunta sobre a declaração de Pedro em Atos 5 e a de Paulo em Filipense 1 :
Que Amor é esse que Pedro corresponde em alegra-se por Sofre pelo nome do Senhor? Que Privilégio é esse que temos de servir não só crendo mas sofrendo por Ele? 

Jesus sofreu pelo meu e seu pecado, e ele sofreu por causa do tremendo amor com que Deus nos ama, o mínimo de correspondência que devo para com o Pai éde  também ama-lo de todo meu coração, com todas as minhas forças e com toda minha alma, mesmo que esse amor possa me gerar situações difíceis eu irei me alegrar no Deus da minha salvação e saberei que meu tesouro não é ouro nem prata.

Passagens para metidar ! (embora sejam passagens isoladas seria muito bom com calma você le o contexto dessas passagens)

Mateus 16:27 Porque o Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e, então, retribuirá a cada um conforme as suas obras. 

 

Mateus 5:11 Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós.    

Mateus 5:12 Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós.

 

Atos 5:41 E eles se retiraram do Sinédrio regozijando-se por terem sido considerados dignos de sofrer afrontas por esse Nome.

 

Romanos 8:16 O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.    

Romanos 8:17 Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados.

 

Romanos 8:18 Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós.    

Romanos 8:19 A ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos de Deus.

 

2 Timóteo 1:7 Pois o Espírito que Deus nos deu não nos torna medrosos; pelo contrário, o Espírito nos enche de poder e de amor e nos torna prudentes.    

2 Timóteo 1:8 Portanto, não se envergonhe de dar o seu testemunho a favor do nosso Senhor, nem se envergonhe de mim, que estou na cadeia porque sou servo dele. Pelo contrário, com a força que vem de Deus, esteja pronto para sofrer comigo por amor ao evangelho

 

Filipenses 1:28 Não tenham medo dos seus inimigos. Sejam sempre corajosos, pois isso será uma prova para eles de que serão derrotados e de que vocês serão vencedores. Porque é Deus quem dá a vitória a vocês.    

Filipenses 1:29 Pois ele tem dado a vocês o privilégio de servir a Cristo, não somente crendo nele, mas também sofrendo por ele.

Mateus 24:9 - Depois vocês serão presos e entregues para serem maltratados e vocês serão mortos. Todos os odiarão por serem meus seguidores.

 

Quer seguir Jesus ??

Negue-se a si mesmo, Carregue a sua Cruz ! e Esteja Pronto a sofre por Amor a Jesus sempre regozijando-se.

 

Habacuque 3:17 Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado,    

Habacuque 3:18 todavia, eu me alegro no SENHOR, exulto no Deus da minha salvação.    

Habacuque 3:19 O SENHOR Deus é a minha fortaleza, e faz os meus pés como os da corça, e me faz andar altaneiramente. Ao mestre de canto. Para instrumentos de cordas

 

Leonardo Marivil – Min. Casa de Davi

Contato

Kol Shofar

portalkolshofar@gmail.com

Facebook - facebook.com/PortalKolShofar
Blogs:
www.kolshofar.wordpress.com

Entre em contato conosco !

Whats e Telefone de atendimento
(11) 951274423

Pesquisar no site

Esse é Portal  Kol Shofar - O maior Portal em Portugues sobre Shofar.
Desde 2002 no Ar - Mais de 2000 shofares espalhados pelo Brasil e também "Japão, Mexico, Argentina, Chile, Uruguai, Inglaterra" 
 

© 2008 All rights reserved. Todos direitos Reservados a Kol Shofar.

Crie um site grátisWebnode

OS MELHORES SHOFARES DO MUNDO AQUI!